Silent Cities: sons da cidade em tempo de pandemia

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , , , , ,

De que forma a pandemia afetou os sons da cidade? O que acontece quando o ruído produzido pelo homem é reduzido?

Estas são algumas das principais perguntas às quais pretende responder o projeto internacional Silent Cities que conta com a participação de Daniel Ferreira, Monitor Científico do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães.

O projeto internacional Silent Cities teve início quando um grupo de investigadores do projeto RENOIR (um coletivo com base em França que desenvolve trabalhos em torno de ambiente e territórios) apelou à comunidade internacional de eco-acústica para participar na documentação de ambientes sonoros urbanos.

Investigadores do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto) e do CEF-ISA (Centro de Estudos Florestais – Instituto Superior de Agronomia) uniram esforços para coordenar o projeto em Portugal, aproveitando o equipamento disponível e uma rede de voluntários, de que faz parte Daniel Ferreira, Monitor Científico do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães. Desta forma foi possível obter uma cobertura geográfica com 55 dispositivos de gravação.

A pandemia do COVID-19 e as restrições associadas à atividade humana reduziram os níveis de ruído. Isso criou uma oportunidade única de ouvir os sons das cidades que parecem completamente diferentes daqueles que se conseguem identificar no bulício normal sem restrições e confinamentos. O seu objetivo do projeto é criar uma base de gravações de diferentes partes do mundo para aprender sobre os sons do nosso ambiente, que normalmente são abafados pelo ruído urbano.

Participar neste projeto, refere Daniel Ferreira, “é sempre algo aliciante, não só pelo que representa de reconhecimento da atividade que tenho vindo a desenvolver ligada à biodiversidade, mas também por constituir uma oportunidade de viver de perto as transformações operadas nas cidades em resultado de um facto singular como é a pandemia”.

A análise das gravações permitirá determinar as mudanças na relação entre os sons dos animais (por exemplo, o canto dos pássaros) e os antropogénicos (por exemplo, o ruído do transporte), bem como a relação entre o funcionamento do espaço social e económico e nível de ruído antropogénico. Posteriormente será realizada uma análise das gravações com vista a determinar as mudanças na relação entre os sons dos animais e os sons resultantes da ação humana.

Link para a página do projeto:

https://renoir.hypotheses.org/files/2020/03/Silent%C2%B7Cities-Project.pdf

 

btt