Cianotipia: já ouviram falar? Não percam este workshop!

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , ,

O Curtir Ciência promove, no dia 24 de abril, de manhã, mais um workshop, desta feita presencial, dedicado à técnica de Cianotipia. O que é? Para que serve? Como pode ser experimentada em casa? 

A cianotipia é uma técnica feita à mão para imprimir negativos monocromáticos. É realizada através de uma emulsão que revela as imagens em qualquer suporte absorvente em diferentes tonalidades de azul. Inventada em 1842 por John Herschel, tornou-se conhecido um ano depois através dos trabalhos da botânica Anna Atkins, em particular a publicação do primeiro livro de fotografia da História. 

Trata-se de um processo de baixo custo, o que explica a sua utilização frequente durante os séculos XIX e XX para reproduzir fotografias e também cópias de projetos. Este processo utiliza dois químicos: o Citrato de Ferro Amoniacal e o Ferricianeto de Potássio. Quando entram em contacto com a luz, a solução muda de cor resultando num azul chamado azul da Prússia.

A grande vantagem desta técnica é que pode ser aplicada não só em papel, mas também em tecido, madeira, cerâmica, vidro e noutras superfícies.  

Esta atividade destina-se a famílias (crianças a partir dos cinco anos acompanhadas de adultos).

Informações e reservas: 253510830; geral@ccvguimaraes.pt 

btt