Curtir Ciência | Céu Profundo

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , , ,

Se gosta de Astronomia e de Poesia, então não pode perder esta atividade a ter lugar no dia 16 de março (sábado), a partir das 14:30 horas, no Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães. Ruben Barbosa, Mestre em Astronomia, é o orientador do Workshop de Processamento de Imagem e o autor do livro “Astronomia e Poesia” que será apresentado na mesma altura. A participação é gratuita mediante inscrição prévia através do endereço rubenbarbosa70@hotmail.com

Este workshop tem por objetivo apresentar técnicas e desenvolver competências associadas ao processamento de imagens de céu profundo (nebulosas e galáxias) para astrónomos amadores e tem como público-alvo todos os interessados e público em geral. Para tal é só necessário que cada participante traga para a sessão um computador portátil.

Como é que podemos fotografar Nebulosas e Galáxias através de telescópio? Como se faz o seu processamento? São algumas das questões desta oficina a que se associa o Curtir Ciência.

A Astronomia é um passatempo para Ruben Barbosa que conta no seu curriculum com oito livros escritos (quatro de informática, quatro de astronomia) e mais de 80 artigos publicados no AstroPT. Além disso, ocupa a 17ª posição no ranking mundial de Astrofotografia (Astrobin).

O livro “Astronomia com Poesia” é composto por 80 páginas a cores com imagens de Nebulosas e Galáxias captadas com telescópios amadores e profissionais e contou com a colaboração de mais de três dezenas de participantes. O prefácio é da autoria de Miguel Gonçalves, coordenador Nacional da The Planetary Society e apresentador da rubrica “A Última Fronteira” na RTP e a revisão técnica de João Lima. Os poemas são de Célia Moura, Jorge Freitas, João Carlos Silva, José Fernandes, Lúcia Vaz Pedro, Manuel Matos, Maria José Moura Castro, Ricardo Teixeira Matos e Roberto Alves.

btt