CURTIR CIÊNCIA | Atividades Científicas nas Escolas

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , ,

Curtir Ciência leva atividades científicas às escolas

Programa faz parte da Componente de Apoio à Família, a cargo do Pelouro de Educação do Município de Guimarães e abrange alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.

 

Um secador que dispara bolas de ping-pong, um vulcão em atividade a expelir lava vermelha, uma garrafa com água que parece mágica – são algumas das muitas atividades que o Centro Ciência Viva de Guimarães (CCVG) – Curtir Ciência está a levar a várias escolas do 1º Ciclo do concelho no arranque do novo ano escolar 2018-2019.

Estas sessões diárias de Ciência nas escolas são coordenadas pelo Pelouro da Educação do Município de Guimarães no âmbito da CAF – Componente de Apoio à Família e prolongam-se por todo o 1º período de aulas.

“É um projeto extremamente aliciante e positivo, em boa hora lançado pelo Pelouro da Educação, que permite o estímulo à curiosidade científica de alunos do 1º ciclo”, salienta Sérgio Silva, Diretor Executivo do Curtir Ciência.

Por seu turno, Adelina Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal e responsável pelo Pelouro da Educação, realça o papel do Centro Ciência Viva enquanto “espaço vital no novo paradigma de ensino que contempla mais interatividade e estimulação nos alunos”. Esse relevo, adianta esta responsável, “já tinha sido determinante para a parceria com o CCVG na coordenação das visitas dos alunos do 3º ano ao Curtir Ciência. Agora, o Pelouro da Educação assegura também as sessões itinerantes do CCVG pelas escolas, compostas por experiências científicas educativas e divertidas”.

O Município de Guimarães já assegurava as Atividades de Animação e Apoio à Família no Pré-escolar; agora, procurando consolidar o Projeto Educativo Municipal iniciado em 2016, alarga a sua abrangência aos alunos do 1º Ciclo do ensino básico. Os objetivos são os mesmos: assegurar o acompanhamento dos alunos, antes e ou depois das componentes do currículo e das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), bem como, durante os períodos de interrupção.

As atividades da CAF garantem o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo nos períodos que vão além da componente curricular e durante os períodos de interrupção letiva, adequando a resposta educativa à organização e necessidades das famílias, mediante a oferta de uma diversidade de atividades relevantes para a formação integral dos alunos, orientadas por princípios de qualidade, adequação pedagógica e de igualdade de oportunidades. Tudo em estreita articulação com os agrupamentos de escolas.

As atividades de CAF visam garantir uma resposta social às famílias no que respeita ao acompanhamento dos alunos; assegurar que os alunos usufruam de momentos de diversão que contribuam não só para o seu equilíbrio emocional e psicológico, como também para o desenvolvimento da capacidade de concentração e contribuir para a formação dos alunos nas dimensões pessoal, social e humana.

btt