1º Aniversário Curtir Ciência

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : ,

Centro Ciência Viva de Guimarães: 1 ano a Curtir Ciência

 

Centro instalado em Couros assinala o primeiro aniversário com visitas guiadas, um workshop e a inauguração do atelier de prototipagem rápida

O Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência celebra o primeiro ano de atividade no dia 17 de dezembro. O ponto alto do programa comemorativo (que se desenrola este sábado nas instalações do Centro, na Antiga Fábrica de Curtumes Âncora) é a entrega formal, ao Curtir Ciência, da infraestrutura de Manufatura Aditiva gentilmente cedida pelo Programa Innovative Car HMI da parceria Bosch- Universidade do Minho.

A sessão solene deste primeiro aniversário, às 15:00 horas, contará com intervenções da Câmara Municipal de Guimarães, Universidade do Minho e Rede Nacional Ciência Viva.

O programa festivo inclui, também, visitas guiadas gratuitas ao Centro (duas de manhã e duas de tarde) e o workshop “Globos de Natal” (sessões às 11:30 e às 16:30 horas) que explora o conceito de viscosidade e a forma como um líquido viscoso permite criar o efeito de neve no interior de um frasco. As visitas e o workshop são gratuitos, mas obrigam a inscrição prévia no Curtir Ciência uma vez que a lotação é limitada.

O primeiro aniversário será aproveitado para proceder à inauguração do atelier de prototipagem rápida do Curtir Ciência. Uma nova valência do Curtir Ciência tornada possível através da parceria entre a Bosch e a Universidade do Minho. Uma parceria que abriu um novo caminho nas relações entre a indústria e as instituições de ensino.

Após o sucesso alcançado com o programa HMIExcel (2013-2015), a parceria entre a Bosch Car Multimédia Portugal e a Universidade do Minho avançou com um novo Programa denominado Innovative Car HMI.

O Programa Innovative Car HMI é composto por 30 projetos, entre os quais se conta o de conceção e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, tais como processos de prototipagem e de fabrico.

btt