OLIMPÍADAS CIÊNCIA JÚNIOR | Finais a 17 de maio e 7 de junho

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , , , , , ,

As finais das Olimpíadas de Ciências Júnior 2017 realizam-se a 17 de maio e 07 de junho, em Braga. O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães é uma das entidades organizadoras desta importante iniciativa que leva a Ciência à comunidade escolar.

As Olimpíadas começaram no dia 9 de março em vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria, em Tadim, Braga. A iniciativa, em cuja organização participa, também, o Planetário – Casa da Ciência de Braga, pretende preencher uma lacuna competitiva na área das Ciências detetada pelo corpo docente. O Curtir Ciência aderiu desde logo ao desafio lançado pela direção do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria para se envolver numa iniciativa que promove a aprendizagem das Ciências.

A final reúne os melhores alunos das escolas apuradas durante a fase inicial, que se realizou nos dias 9 e 17 de março, nas várias escolas básicas do Agrupamento.

As Olimpíadas de Ciências Júnior são uma competição saudável entre alunos dos diferentes anos de escolaridade, do 1º ao 8º anos, sendo que o dia 17 de maio estará destinado para os alunos finalistas da ensino básico e o dia 07 de junho para todos os finalistas provenientes do ensino primário.

Na primeira fase os alunos foram submetidos a um teste científico sobre diversas áreas do conhecimento (Biologia, Geologia, Segurança, Sustentabilidade Ambiental, Física, Matemática, entre outras). A final, para além da componente teórica, inclui uma vertente prática em contexto laboratorial, com exercícios que abrangem diversas áreas do conhecimento, das quais se realçam a Eletrónica, a Eletricidade, a Química e a Física, entre outras.

btt