Oferta Educativa 2017/2018

Publicado por pManager

Informação de | Tags : , ,

Curtir Ciência desenvolve atividades para todos os públicos

 

São 26 propostas que abrangem diversas áreas da Ciência; 26 atividades dirigidas a todos os públicos: crianças que frequentam o pré-escolar, alunos dos 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico, mas também seniores. É assim a Oferta Educativa do Centro Ciência Viva de Guimarães para o ano letivo 2017-2018: 26 oficinas que aliam diversão e aprendizagem científica.

Fazer sabonetes perfumados e gomas, confecionar pão, fazer caixas-abrigo para aves e cabeçudos ecológicos, mas também atividades que visam fomentar o interesse pela preservação ambiental e que promovem a importância de boas práticas amigas do ambiente – a diversidade impera na Oferta Educativa 2017-2018.

Aberto ao público desde dezembro de 2015, o Curtir Ciência lançou a sua primeira Oferta Educativa no ano letivo 2016-2017. Foi uma primeira edição que serviu para conhecer as necessidades das escolas/centros de estudo e para limar algumas arestas. Para o novo ano letivo foram introduzidos novos ateliês. É o caso de “Históricas com Ciência” (para o pré-escolar), que permite uma leitura das histórias infantis pelo prisma científico; e dos ateliês “Eletricidade e Magnetismo” e “Qualidade do Ambiente” (para os 1º e 2º ciclos). Mas a grande maioria das oficinas anteriores mantém-se, uma vez que estão em perfeita sintonia com os programas curriculares e porque tiveram bastante aceitação por parte do público-alvo.

Para as crianças do ensino pré-escolar, a Oferta Educativa inclui um conjunto de oficinas divididas por áreas temáticas, lúdicas e instrutivas, adaptadas a esta faixa etária. A novidade, e que representa uma aposta deste centro, prende-se com a oficina “Histórias com Ciência”. Trata-se de uma leitura das histórias infantis através das “lentes da ciência” e com realização de experiências científicas.

“Rochas e Minerais”; “Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais”; “Reações Químicas”; “Sistemas Elétricos” e “Microscopia e a Célula” são as propostas para alunos do 3º ciclo do ensino básico. Para os 1º e 2º ciclos, propomos as oficinas “Meteorologia e Alterações Climáticas”; “Ciclo da Água e seus Estados Físicos”; “Rochas e Solos”; “Corpo Humano”; “O Mundo das Plantas”; “Eletricidade e Magnetismo” e “Qualidade do Ambiente”.

Construir caixas abrigo para aves, aprender a fazer velas aromáticas e sabonetes perfumados ou perceber como se processa a reciclagem do papel – são algumas das oficinas destinadas aos seniores.

 

www.ccvguimaraes.pt/ofertaeducativa

 

Inscrições através do site www.ccvguimaraes.pt/informacoes e pelo telefone +351 253 510 830.

btt