Inscrições CURTIR CIÊNCIA no Verão 2017 ESGOTARAM

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , ,

ESGOTADO – Curtir Ciência no verão 2017

Grande adesão ao programa de atividades do Curtir Ciência.

Já ultrapassamos o número limite de inscrições para as atividades do programa “Curtir Ciência no Verão 2017” (de 4 a 7 e de 11 a 14 de julho, das 14:30 às 17:00 horas). Ser um astronauta e um “mini-chef”, construir um robô futebolista e resolver um mistério digno de detetive – são algumas das atividades do programa.

Vestir a pele de um astronauta, confecionar pratos imaginativos num laboratório de cozinha molecular, construir um robô futebolista (e jogar uma partida de futebol robótico), atirar ovos do varandim do Curtir Ciência, devidamente acondicionados em caixas criadas pelos participantes, como forma divertida de explorar a lei de Newton e resolver um mistério digno de detetive – são algumas das atividades da edição deste ano do programa Curtir Ciência no verão 2017.

A abrir o programa (4 de julho) temos o atelier “Viver como um Astronauta”, centrado nas áreas da Física, da Biologia e da exploração espacial. No final, os participantes levarão para casa um boneco astronauta “criado” nas impressoras 3D do Curtir Ciência.

O cenário muda radicalmente para a segunda sessão (de julho) com o laboratório do Curtir Ciência transformado em cozinha para que os 16 “Mini-Chefs” participantes fiquem a conhecer a gastronomia molecular através de “receitas científicas”. A atividade fecha com todos – monitores e participantes – sentados à mesa para degustarem um menu elaborado pelos “mini-chefs”.

A 6 de julho o Curtir Ciência propõe uma visita à Estação de Tratamento de Água da Vimágua, em Prazins Santa Eufémia, onde terá lugar um programa lúdico e recreativo. Esta atividade centrada nas áreas da Sustentabilidade e da Química, visa explorar as propriedades químicas e os processos de tratamento da água, bem como os testes de avaliação da sua qualidade.

De regresso ao Curtir Ciência, no dia 7 de julho, “Um Olhar Microscópico”, atividade centrada na Biologia. Os participantes exploram o funcionamento e as partes que constituem o microscópio ótico composto e aprendem a montar preparações para observar células e microrganismos.

As quatro atividades da segunda semana do programa. A 11 de julho, na oficina “1, 2, 3… Aqui Vai Ovo”, os participantes exploram a área da Física e a Lei de Newton.

O desafio implica lançar ovos do varandim do Curtir Ciência devidamente acondicionados em cápsulas criadas pelos participantes.

A 12 julho, o atelier “Há Química nos Alimentos” garante divertidas atividades práticas da área da Química, incluindo a identificação dos nutrientes presentes nos alimentos através de testes laboratoriais.

O programa encerra com “Curtir Robótica” (13 julho), que inclui a construção de robôs futebolistas em Lego e uma partida de futebol robótico; e com uma atividade que convida à resolução do “Mistério na Fábrica”, com os participantes a vestirem a pele de detetives para tentarem resolver um enigma a partir de pistas e desafios científicos.

 

 Programa Curtir Ciência nas Férias 2017

btt