CURTIR CIÊNCIA | Green Week

Publicado por pManager

Informação de | Tags : , , , , , , , , , ,

CURTIR CIÊNCIA | Green Week

Curtir Ciência presente no evento que decorre de 1 a 8 de junho

Melhor que um “Green Weekend” só mesmo uma “Green Week”. Depois de um fim de semana verde, em 2016, é a vez de uma semana inteira dedicada ao ambiente e sustentabilidade. O Curtir Ciência também faz parte do programa “Green Week”, que decorre de 1 a 8 de junho e que surge como o culminar do processo de candidatura a Capital Verde Europeia 2020.

A semana, com atividades em vários locais da cidade, visa promover uma maior consciencialização da população para as questões ambientais, em linha com os objetivos do desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas. Música, tertúlias, debates, ações demonstrativas, exposições, atividades pedagógicas, desporto e outras iniciativas de âmbito cultural e artístico preenchem o programa.

De 2 a 4 de junho a Alameda S. Dâmaso e a Praça Condessa do Juncal recebem o Eco-Fest, um festival ecológico com atividades pedagógicas, cinema infantil, hortas inclusivas, show cooking, tertúlias, área de exposição e restauração, teatro, entre outras iniciativas. O cartaz da parte musical inclui (2 de junho) a cantora vimaranense Sofia Escobar, acompanhada pela Orquestra Juvenil de Pevidém e (3 de junho) os Best Youth.

Dedicada ao Ambiente e Sustentabilidade, a edição do TEDx Guimarães (3 de junho), no Instituto de Design, tem como mote “Repensar, Reinventar, Reconquistar” e temas como sustentabilidade, comunidades verdes e educação do ambiente. No mesmo dia, o Laboratório da Paisagem, o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães e a AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, realizam a primeira edição do Bioblitz Guimarães. Esta iniciativa, que se propõe fazer uma inventariação relâmpago de espécies de animais e plantas, acontece na Montanha da Penha, espaço privilegiado de biodiversidade em Guimarães. A participação no Bioblitz Guimarães é gratuita.

A Green Week 2017 marca o ano zero da “LandArt – Arte da Terra” (4 e 5 de junho), evento que se pretende bienal.

Paralelamente à programação, decorrerá a reunião do Comité Externo de Acompanhamento da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, a apresentação pública da Incubadora de Base Rural e o lançamento do novo site Guimarães Mais Verde.

btt